terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Alegria de viver!


Com grande alegria tivemos o privilégio de participarmos na Festa de Natal do Estabelecimento Prisional de Odemira, que teve lugar no dia 10 de Dezembro.

Durante 3 meses fez-se um trabalho de educação informal com as reclusas do EP. de Odemira, num projecto de teatro socioeducativo “As personagens à procura de um palco.”

Com muito empenho por parte das formadoras, viu-se o trabalho a cumprir o seu objectivo na íntegra.

Foi uma bonita festa, onde estiveram presentes outros EPs, e onde houve ainda a participação de várias associações. A nossa associação ABA esteve ali naquele lugar com grande empenho, e tivemos a presença do Presidente da ABA e de todo o presbitério da Igreja Reviver.

O Júnior e o Vasco foram de grande ajuda na festa, montaram o som e até ajudaram com outros pormenores.

As reclusas encerraram a festa com a peça de teatro que foi construída pelas próprias, vencendo os preconceitos. Terminaram a peça de teatro com uma música cuja letra foi escrita por elas. Esse foi um momento muito emocionante. O refrão dizia: “Porque Eu Sou o Caminho e a Verdade e a Vida.” Todas as mulheres que estavam sentadas se levantaram e cantaram juntas. Foi das coisas mais bonitas que já vi.

No final da festa serviu-se um bom lanche e cada reclusa recebeu um cachecol que foi doado por amigos, de Norte a Sul de Portugal.

Cíntia

Testemunho de Miriam Gonçalves do último dia do Projecto de teatro no ano de 2009 no E. P. De Odemira.

Ontem fizemos a avaliação do projecto com as reclusas...e assim a despedida para as férias de Natal (voltamos em Fevereiro).

Começámos por ouvir uma a uma a fazer uma reflexão daquilo que tinha sido o curso em termos pessoais e a experiência como grupo no Palco.

Quase todas choraram dizendo coisas como:

"Vocês fizeram-nos lembrar que ainda somos mulheres e não apenas um número", "Já nem sabíamos como era viver fora daqui e vocês fizeram-nos lembrar que depois de sair deste lugar há decisões importantes para tomar", "o impacto desta festa foi muito grande, as pessoas aqui dentro começaram a valorizar o que somos", "As guardas vieram-nos dar os parabéns e aquelas que não estavam de serviço, quando chegaram quiseram ver as fotos todas para visualizar o que tinham perdido", "durante uma semana não se falou de outra coisa, a peça foi um sucesso", "estamos muito agradecidas por vocês, porque demonstram por nós muito carinho, não nos julgam, nem nos condenam", "este tempo que nós temos aqui com vocês é o nosso refugio", " vocês marcaram a nossa vida e nós sabemos que marcamos a vossa, porque vocês são incansáveis e não desistiram de nós".....

Uma das reclusas quer pedir autorização à direcção da cadeia para fazer um memorial de tudo o que se passou durante este tempo, porque diz que isto tem que ficar registado.

Ontem Elas estavam tão contentes e ao mesmo tempo tristes com algumas coisas… e contaram-nos tudo...

Ganhámos mesmo a confiança destas mulheres e elas aceitam tudo o que lhes dizemos. Ontem deixámos uma palavra de Deus para Elas, "o que tens na tua mão?". Na suas mãos está o poder da decisão do rumo das suas vidas, não na mão das guardas ou outros, mas cabe a cada uma escolher o que quer ser, fazer...

Foi difícil sair dali...sentimos o fluir de Deus...gostava que tivesses estado lá para veres o milagre de Deus naquelas Mulheres...

Tudo acabou em abraços e muito choro e foi uma despedida difícil.

Miriam Gonçalves

1 comentário:

  1. Glória a Deus!!! O Senhor seja louvado por tão maravilhoso trabalho. Obrigada Cíntia, por ser benção na vida de pessoas. Tenho "orgulho" de você. Te amo tanto que até dói. O Senhor te abençoe muitíssimo... Abreijos.

    ResponderEliminar