Halloween ou Dia das Bruxas?
Em 31 de outubro, tradicionalmente, acontece o Halloween ou Dia das Bruxas que se caracteriza como uma festa típica da Inglaterra, Estados unidos e Canadá, além de acontecer em diversos outros países. O Brasil inclusive já incorporou esta data em seu calendário.
A dinâmica dessa festa acontece durante o período da noite, principalmente as crianças e adolescentes, trave...stidos com roupas de fantasmas, bruxas, duendes, gnomos, múmias, entre outras criaturas dando preferência àquelas que provocam horror. É muito comum o uso de abóboras com velas (hábito que vem da Irlanda). As crianças saem de porta em porta, anunciando a célebre frase: doces ou travessuras?
.::O que quer dizer Halloween::.
Uma palavra de origem do inglês antigo, sendo Hall significando “santo”, e “eén” também de origem inglesa significando “noite”. O significado da palavra, portanto, é “Noite Santa” ou All Hallows, “Noite de Todos os Santos”.
.::Doces ou Travessuras::.
Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, era necessário oferecer alimento à eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida por troca de orações por membros mortos da família. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para conseguir oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que deu origem ao “doces ou travessuras” (Trick or Treat).
.::Relatos Bíblicos::.
Você poderá encontrar de Gênesis a Apocalipse, a Palavra de Deus combatendo a “idolatria”, prática de cultuar imagens de pessoas que passaram por este mundo (ainda que tiveram uma vida de santidade), morreram, não ressuscitaram e estão no seio de Abraão. O Senhor Deus de igual modo abomina a “necromancia”, que significa manter diálogo com mortos. Consulte sua Bíblia estes textos: “O homem ou mulher que pratica necromancia ou adivinhação é réu de morte. Será apedrejado e o seu sangue cairá sobre ele” (Levítico 20.27). “Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça ídolos para você, nenhuma representação do que existe
no céu, na terra ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se proste diante desses deuses, nem os sirva, porque Eu, Javé, seu Deus, sou Deus único: quando me odeiam, eu castigo a culpa dos pais em seus filhos, netos e bisnetos; e trato com amor, por mil gerações, quando me amam e guardam os meus mandamentos” (Deuteronômio 5.7-10).
Há aqueles que dizem que participam da festa do Halloween, entretanto, não acredito em nada que eles pensam ou dizem, apenas gosto de me “divertir” e “alegrar” meu coração.
Porém o diabo não está preocupado se você está comemorando a festa das bruxas por brincadeira ou com seriedade. Ele (o inimigo do homem), não deixa passar nenhuma oportunidade de prejudicar o ser humano. Além disso, há de se considerar que desobediência a Deus resulta em maldição na vida de todo desobediente. Diante disso, quero aconselhá-lo a desprezar esta prática diabólica e não permitir que seus filhos e sua preciosa família participem desse ritual.
Que Deus te dê entendimento para com a Palavra de Deus e colocá-la em prática diariamente, principalmente no dia 31 de outubro.
Extraído do site da Igreja Batista do Getsêmani
Gostei amiga, é sempre importante lembrar. Todos os anos eu tenho de explicar o mesmo à minha filha pois a pressão dos amigos e da sociedade é muito forte. Hoje vai haver uma festa de Halloween na escola dela e nós já avisámos que não vamos participar. Bjs
ResponderEliminar