sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Levar arte para a prisão!

Levar a arte para a prisão


Tudo começou com um sonho!

Um sonho de levar a arte para a prisão.

“Uma grande e eficaz porta se nos abriu…”

Nos primeiros tempos em Boavista dos Pinheiros, logo se entrou em contacto com o estabelecimento Prisional de Odemira, nomeadamente com a Dra. Piedade, responsável pela área de educação das reclusas. Boas vindas muito sorridentes, uma frase tão receptiva ao novo trabalho, “ERA TUDO O QUE PRECISÁVAMOS”…

Aquele lugar tão frio, triste e sombrio, dava-nos grande esperança: um projecto onde as reclusas iriam receber educação informal e um trabalho que conta para o seu bom comportamento. Saímos dali (Cíntia e Júnior) sentindo uma recepção calorosa, com olhos no futuro e agradecendo a Deus pela ABA, o braço importantíssimo que a igreja Reviver possui.

O Pr. Ruben Pirola, contribuiu com os seus dons de escrita e elaborou o projecto. Projecto de teatro sócio-educativo. Esperámos e foi aprovado pelo Órgão responsável das prisões. Rapidamente recebemos a notícia que poderíamos iniciar o trabalho.

Reuniram-se as três: Betânia, Cíntia e Miriam, amigas e irmãs que tinham tudo em comum, o sonho, a técnica, a experiência e acima de tudo, uma grande vontade que as compelia a ir rumo ao desconhecido. Sentaram-se e planearam como iniciar o projecto… fizeram agenda e é de aplaudir que tanto a Betânia como a Miriam separaram um dia das suas vidas para esse projecto.

Chegou então o grande dia e começámos a todo o vapor: uma reunião com a Dra. Piedade e logo em seguida conhecemos as 12 novas alunas, mulheres com um olhar profundo, rostos marcados pela dor e sofrimento…

A Cíntia começou por apresentar o projecto de teatro sócio-educativo “ As personagens à procura de um palco”, dando a conhecer a ABA, uma associação cristã, afirmando estar ali para darem formação embora que não pudessem fugir dos valores cristãos em que criam. Convidámo-las a engravidar de sonhos, a sonharmos junto com elas.

A Betânia também ao apresentar-se contou um pouco da sua experiência em teatro, e que seria uma das formadoras.

Miriam fez o mesmo, e deixou-as bem à vontade, falou um pouco do projecto que iríamos iniciar, fez uma dinâmica de grupo, a qual foi bem recebida.

A formação começou oficialmente no dia 8 de Outubro de 2009. Entramos pelas portas do presídio, duas guardas à frente e atrás, parecia uma cena de filme, camaratas, crianças com suas mães… Um misto de emoções, até que chegamos à biblioteca, onde começou um novo mundo para aquelas mulheres. Pareciam beber tudo o que era ensinado, participavam, perguntavam...Olhávamos para aquelas mulheres e pensávamos como elas dependem tanto da graça de Deus, quanto nós todos dependemos!

Este é um incentivo do Centro Comunitário Reviver, ABA, Rádio Transmundial e uma grande oportunidade para todos nós, Igreja Reviver. E há muito mais ainda a sonhar dentro deste grande desafio! A porta é mesmo grande! Entremos por ela com acções de graças, porque até aqui nos ajudou o Senhor!

Seja um intercessor desta obra.




1 comentário:

  1. Um projecto difícil mas maravilhoso que está naturalmente nas minhas orações.

    ResponderEliminar