domingo, 16 de maio de 2010

Fundação Odemira quer estudar e combater suicídio no concelho

Diminuir  textoAumentar  texto

Segunda-feira, 26 de Abril de 2010

Fundação Odemira quer estudar e combater suicídio no concelho

Duas freguesias de Odemira, que registam elevadas taxas de suicídio, vão ser alvo de um projecto de intervenção que pretende estudar e combater o fenómeno com acções de prevenção.
O presidente da Fundação Odemira, Francisco Antunes, afirmou à agência Lusa que a intenção é "lutar contra a taxa de suicídio existente, particularmente em duas freguesias de Odemira – Sabóia e Santa Clara – que exibem as mais elevadas taxas de suicídio do concelho que tem das mais elevadas taxas da Europa".
Entre 1992 e 2005, de acordo com um estudo de 2007 do Centro de Investigação Social Aplicada da Câmara Municipal de Odemira, 12% dos óbitos na freguesia de Sabóia e dois por cento em Santa Clara ocorreram por suicídio.
Durante esse período, revela a Fundação que recorre a dados do Instituto Nacional de Estatística, foram registados mais de 207 suicídios em todo o concelho de Odemira.
"Queremos saber quais são as razões pelas quais ocorre este fenómeno, mas depois queremos ajudar a resolvê-las, participando com as pessoas na análise e no estudo dos seus problemas", adiantou.
"A Vida Vale – Pela vida contra o suicídio" é o nome do projecto que está a ser desenvolvido pela Fundação Odemira e que deverá "arrancar no terreno" em Setembro deste ano.
Para o pôr em prática, Francisco Antunes avançou que a Fundação vai recorrer a um conjunto de "mecanismos de proximidade", contando com o apoio da Cruz Vermelha, de associações locais e das Juntas de Freguesia de Santa Clara e Sabóia.

Por Correio Alentejano

2 comentários:

  1. É bom saber que este assunto já não passa desapercebido neste conselho.

    ResponderEliminar
  2. Olha eu não fazia ideia... Que Deus vos ajude também a contribuir neste projecto, pois sabemos que só Deus pode. Abraço

    ResponderEliminar